Neste post descrevo as seis raças humanas existentes em nosso continente. São elas:
- Eríneos
- Bóreos
- Hibóreos
- Zenianos
- Dotan
- Mouros (ou paquires)
- Weori
A raça humana já foi dividida em muitas linhagens nas eras antigas. Entretanto poucas sobreviveram depois de tantas guerras e hoje temos apenas 05 raças descendentes de um ser humano.
ERÍN
Eríneos são os últimos descendentes da antiga realeza. São o Povo Decadente, os sobreviventes da Grande Guerra. Humanos de tes clara, de cabelos escuros ou castanhos. Alguns tem bastante pelo no corpo e geralmente tem cabelos crespos ou cacheados. Não existem eríneos de cabelo grande e todos tem muito pelo facial. Um eríneo deficiente é considerado pária.
Os eríneos cultuam a razão e a filosofia, são pensadores natos, entretanto adoram provas físicas (são seres bastante competitivos e orgulhosos). De quatro em quatro anos eles organizam as Olimpíadas, competições físicas entre os seres humanos das diferentes nações e entre eles mesmos.
Sua língua é chamada Erin. Um eríneo pode tentar entender apenas Comum com a CD aumentada em 5.
As mulheres eríneas são menosprezadas na sociedade (apenas as de sangue real são respeitadas, pois são rainhas ou princesas). São vistas apenas como reprodutoras e serviçais. Alguns eríneos até acreditam que o amor entre homem e mulher não existe, existe apenas através da razão (e os únicos seres racionais são os homens).
BÓREOS E HIBÓREOS
O povo bóreo (bóreos propriamente dito e hibóreos) surgiu de uma mesma nação a muito tempo atrás, Alaron, que se dividiu em Hibória e Brookenstone.
Hibória foi resultado de muitas lutas de antigas tribos. Antes de Hybuur grandes líderes locais lutavam pela soberania
No fim a celebração de paz deu-se pela segregação das raças, indo os hibóreos par ao norte e permanecendo os bóreos na região.
A língua dos bóreos e hibóreos é a chamada Comum e se entendem com perfeição. Entretanto entre todas as línguas humanas, o povo bóreo entende apenas (com certa dificuldade) o Erín (CD+5).
Bóreos
Os bóreos são seres altos, brancos e de cabelos castanho-escuro ou negro. Eles são oriundos da parte centro-oeste a sudeste (Maltávia, Brookenstone, os 11 Estados Deflagrados e Shiv).
Suas mulheres são consideradas damas, mas não são seres tão frágeis como as canções dizem. Existem valorosas guerreiras entre as bóreas.
Hibóreos
Os hibóreos são os humanos da parte norte do continente. Os louros habitantes das montanhas e planícies geladas de Vahalla tem a mesma média de estatura que os bóreos, entretanto sua grande maioria são de louros, tendo alguns ruivos.
Suas mulheres são consideradas importantes para a manutenção da raça e para ser autorizado para desposar uma hibórea um humano (de qualquer raça) tem que provar seu valor em rituais, lutas e desafios. A única restrição dos hibóreos é quanto à espécie do macho (apenas humanos podem se candidatar).
ZEN
Os Zenianos são uma raça de humanos baixos e ágeis, de pele branca para amarelada, olhos puxados, poucos pelos no corpo, geralmente de nariz pequeno, olhos castanhos e cabelos lisos escuros. Não existem zenianos de cabelos loiros, com abundância de pelos corporais ou de olhos de outras cores, embora a sua estatura e aparência possa variar (Poderíamos compará-los as raças orientais olhando apenas o biótipo). Seu corte de cabelo é bastante peculiar e é comum ver um zeniano de cabelo grande.
São humanos honrados que se orgulham bastante de sua descendência. São seres limpos que prezam pela ordem e higiene (talvez por isso seja tão xenófobos: não gostma da sujeira das outras raças).
Os zenianos estão localizados na ilha de Rokugan, a sudoeste do continente de Maedar, e são humanos xenófobos (quer dizer, não costumam aceitar estrangeiros em suas terras nem a miscigenação de seu sangue com outras raças).
Sua lingua é chamada Zen e tanto a caligrafia é diferente (baseada em ideogramas) quanto a língua complicada de entender. Nenhum outro humano, se não conhecer a língua, consegue compreender um zeniano falando (é necessário que um zeniano compre outro idioma além do seu se quiser falar Comum) .
Dizem que todos os Zenianos têm uma parcela de sangue dragão nas veias, e que a raça foi criada por um antigo Deus muito antigo, Um Deus Dragão, ancestral do Rei Dragão de Rokugan.
As mulheres zenianas tem a cor da pele um pouco mais clara que a dos homens. São seres frágeis e pequenos e nesta sociedade são consideradas como inferiores.
DOTAN
Dotan é uma raça de humanos grandes, mais escuros e viris (poderíamos compará-los a africanos, se vissemos apenas o biotipo. Entretanto sua cultura e economia são bem mais desenvolvidas que a de nosso planeta) que os outros humanos de Maedar.
Apenas os dotan de sangue real (real dotan) tem os olhos azul/verde, os outros tem olhos cor de mel ou castanho. Todos tem cabelos negros e crespos, embranquecendo enquanto envelhecem. É uma raça bastante honesta e honrada, entretanto seus párias são adversários valorosos do reino que os expulsou. Seu habitat são os desertos, tendo imigrado a algum tempo para as redondezas fora da área desértica (Sengir principalmente).
Sua língua nativa é chamada Kalum.Os dotans podem tentar entender o paquir com a CD aumentada em 4 (e vice-e versa). Para todas as outras línguas o modificador da CD é +10.
Suas mulheres são as de corpo mais torneado entre todas de Maedar. As guerreiras desta raça são chamadas de amazonas. Neste reino as mulheres são respeitadas de acordo com sua força e não são consideradas seres inferiores como em outras raças.
MOUROS
Este povo guerreiro de origem desconhecida tem aparência e costumes similares aos persas (origem e pleições árabe). Os mouros (também conhecido como paquires) são mais escuros que as outras raças, mas não chegam a ter a mesma quantidade de melanina dos Dotan.
Estes humanos tem muitos pelos no corpo, cabelos geralmente escuros e castanhos e nariz de formato aquilino.
Sua língua nativa é chamada Paquir. Os mouros podem tentar entender o Kalum a CD é aumentada em 4. Para qualquer outra língua a CD é +10.
Suas mulheres são tratadas como escravas, alguns mouros mais abastados tendo muitas mulheres, o chamado harém (a poligamia masculina é aceita nesta sociedade).
WEORI
Uma sétima raça seria a raça Weori, os nascidos no reino de Gyron. Existem porém controvérsias sobre os descendentes de Weor são humanos ou apenas parecidos com humanos.
Teorias afirmar que eles são originais de planos elementais do fogo, talvez uma raça humana que exista por lá. Ninguém sabe ao certo. São considerados (e só se parecem com) weori apenas os que nascem em Gyron.
Estes seres taciturnos e xenófobos são um povo guerreiro em expansão. Seus habitantes tem a estatura média de Maedar (1,70m) e cabelos escuros, olhos negros puxados (não tanto quanto os dos zenianos, mas parecido).
Nesta sociedade as mulheres são vistas como iguais. As valorosas guerreiras weori são vistas da mesma forma que os homens em um campo de batalha.
Os weori falam a língua Gyrandi, linuga entendida apenas por eles.
Línguas Humanas de Maedar
- Bóreo e Hibóreo - Comum, Erín (CD+5)
- Mouro- Paquir, Kalum (CD+4)
- Dotan - Kalum, Paquir (CD+4)
- Eríneo - Erín, Comum (CD+5)
- Zeniano - Zen
- Weori - Gyrandi