25 de jun. de 2012

Vahalla


Eis os valentes hibóreos de Vahalla:


 A macrorregião denominada Vahalla (nome de um antigo reino hibóreo) hoje constitui toda a região norte da Medar Antiga, toda a região gelada superior do continente oeste.
Do nobre povo hibóreo de outros tempos, existem atualmente três subpovos: os Nibelungos, os Aryas e os Mjonir. Estes subpovos se reúnem em cidades que, geograficamente falando, assemelham-se a feudos de um mesmo reino.
Os novos hibóreos advêm de um mesmo tronco de Vahalla e hoje constituem verdadeiras vilas e aldeias com milhares de habitantes cada. Anos e anos de isolamento, guerra e frio enfraqueceram as antes esplendorosas cidades hibóreas e as segregaram em diferentes localizações, gerando assim três subpovos. As tribos passaram séculos guerreando entre si, impedindo a evolução de cada uma.
 Apenas quando os alkorianos surgiram pela primeira vez que os povos do frio voltaram a ter contato com o mundo fora de suas florestas e montanhas. Quatro estações depois os mesmos alkorianos voltaram com grandes tropas e cobraram "impostos" pelos seus territórios ocupados e consideraram os bravos hibóreos como seus vassalos. Como era de se esperar frente uma afronta dessas, um sangrento embate se deu e muitos hibóreos morreram neste segundo contato.
A situação fez com que as famílias hibóreas parassem de guerrear entre si e unissem forças para combater a ameaça exterior. A primeira reunião de líderes (sobreviventes) das diferentes famílias ocorreu forçosamente e nenhuma posição concreta foi tomada. Líderes culpavam uns aos outros e tentavam se excusar de qualquer acusação: as rixas estavam longe de serem colocadas em segundo plano.
 E então, apesar de não conseguirem rechaçar as vindas dos alkorianos, as pequenas aldeias prosperaram com as caravanas de fora que começavam a chegar trazendo tecnologia, novos produtos, prosperidade e um inimigo em comum que tirou todas as tribos da monotonia.
Alkor se preocupa com Vahalla unicamente por causa dos recursos naturais existentes e da população que hoje tem condição de pagar impostos - entretanto alguns povos mais "selvagens" (em regiões de difícil acesso) ainda não têm seus "tributos" coletados. Os metais, a madeira hibórea, as frutas, peles e outras especiarias constituem desejo de consumo das mais abastadas e finas familias alkorianas.
 Hibóreos Nibelungos


Nibelungos são os mais valentes hibóreos encontrados em Maedar. São os clássicos vikings de nosso cenário e maioria dos hibóreos de Vahalla. Suas cidades são as maiores e mais populosas, tendo saída para o mar e atualmente boa frota naval.
Os nibelungos mantém boa parte da tradição de Vahalla e se orgulham dela. Seus costumes, arquitetura e cultura não diferem dos hibóreos antes da Grande Guerra.
Com estatura que varia de 1,70m a 1,85m e pesando em torno de 90kg , os nibelungos cultivam suas grandes barbas assim como as suas cicatrizes de batalha: sempre a mostra. Os cabelos loiros ou ruivos grandes sempre estão bem tratados e suas armas variam da espada ao machado duplo. São bons pescadores, madeireiros e extratores.
Suas cidades estão localizadas em regiões habitáveis dentro da floresta Matter e o clima varia de 20°C no verão até -30°C no inverno.

 Famílias Nibelungas
As casas nibelungas se relacionam de épocas em épocas com outras famílias hibóreas. Geralmente estão fechadas por conta de conflitos entre as próprias famílias, mas de dez anos para cá o relacionamento, casamento entre seus integrantes e mesmo a estadia de pessoas em outras vilas de responsabilidade de outra família está sendo permitido. Tudo por causa da ameaça alkoriana, que faz necessária o elo entre as famílias antigamente rivais.
Existe cerca de doze pequenas cidades nibelungas, cada uma tendo como responsável uma Casa. A região composta pelas doze cidades é chamada pelos hibóreos de Nibelung (mas para todos os outros continua sendo Vahalla).
Cidades de Nibelung: Asenhein, Elferhjes, Hrugnir, Njord e Groning.
Cidade de Asenhein (7.000 habitantes)
Casa Asenhein (Patriarca: Mü, o Bravo)
A bela cidade de Asenhein é conhecida pela sua beleza. Chamada de “Cidade Branca”, ela utiliza em suas construções madeira clara (retirada de uma floresta ao norte) e pedras brancas, que dão a fama de Maravilha Hibórea à cidade.
Cidade de veraneio e voltada para o turismo, dizem que Elferhjes antigamente era uma cidade élfica. Suas belas edificações estão em perfeita harmonia com a natureza presente no ambiente
Vila portuária de Elferhjes (9.000 habitantes)
Casa Elferhjes (Patriarca: Dazboguh, o Viril)
A vila portuária de Elferhjes é a saída e entrada marítima de Vahalla, pois é a única do reino/macrorregião que é de poder hibóreo.
A Casa Elferhjes é fraca maritimamente se comparada a outras frotas navais, mas é perigosa pelos guerreiros que traz dentro dos seus navios: no mar os hibóreos não são fortes por falta de quantidade, mas uma vez desembarcados, ninguém para os Nibelungos.
Cidade de Hrugnir (10.000 habitantes)
Casa Hrugnir (Patriarca: Höor-Maev)
A maior cidade nibelunga é Hrugnir, da família Hrugnir. A prosperidade trazida pelos alkorianos foi muito bem recebida pelos antepassados de Hoor-Maev e isto foi o diferencial da rápida evolução da cidade; agora, entretanto, o patriarca não vê com bons olhos a escolha dos seus antepassados em abrir tanto a cidade para os “invasores” alkorianos.
Agora é tarde: aqui está presente o posto avançado de Alkor e boa quantidade de soldados alkorianos criam a tensão nesta cidade.

 Vila de Njord (4.000 habitantes)
Casa Njord (Patriarca: Ballor, o Branco)
A vila de Njord é o lar dos rebeldes de Vahalla. Os mais extremistas, patrióticos e violentos hibóreos vivem aqui tramando contra Alkor.
Escondida entre desfiladeiros,  Njord é chamada de Resistência Branca pelos seus integrantes e parte da cidade é de acesso apenas a quem esteja devidamente com parte do rosto pintada de branco e saiba a palavra secreta.

Vila Groning (5.000 habitantes)
Casa Groning (Patriarcas: Arnehoy e Voronir "Pés Gelados")
A grande vila de Groning é gerida pelos irmãos gêmeos Arnehoy e Voronir. O apelido da dupla é Pés Gelados, pois dizem que tem o sangue mjolnir em suas veias (são altos e gostam tanto do frio que geralmente não vestem mais do que camisas de pano). A vila é uma localidade como qualquer outra, mas lendas contam que a Casa Groning vive uma relação incestuosa: os dois irmãos, solteiros desde sempre, vivem conjugalmente com sua irmã mais nova, Amara, também solteira. Ninguém, entretanto, tem coragem de falar isso em voz alta 9quem tentou teve o crânio afundado pelos dois).   
 Famílias nibelungas menores: Valkir, Edda, Rowengard, Vor, Kobenhavn, Mtiliga, Enevoldsen.

 Hibóreos Aryas: 






 

A região hibórea conhecida como Arya, localizada ao extremo norte de Alkor e sul de Vahalla é o lar dos perigosos aryas. Estes magros hibóreos são tidos como "fracos" pelos seus parentes, entretanto a sua inteligência, destreza e furtividade fazem com que eles sejam difíceis de ser atingidos pelos musculosos, brutos e idiotas adversários.
Os mais bravos rangers e ladinos de toda Vahalla surgem destes povos. Aqui, apenas os mais "brutos" e lentos se tornam guerreiros propriamente dito.
Sua estatura varia de 1,60m a 1,80m e pesam bem menos que os outros hibóreos (entre 45 kg a 70kg). Sua pele branca e delicada contrasta com seus olhos negros. Não gostam de barbas e alguns até cortam os cabelos! Todavia são famosos por suas tatuagens e runas expostas pelo corpo. Cicatriz, diferentemente dos seus parentes nibelungos, é razão de vergonha. Uma cicatriz significa que um arya foi atingido. E isso é inconcebível.
O território arya está proximo de Alkor, mas são locais escondidos e de difícil acesso. Não se tem noção de quantas localidades aryas existem, apenas quantas famílias aryas. Para se ter uma idéia os alkorianos na primeira excursão a Vahalla passaram por Arya sem perceber e foram sair no território nibelungo.
Existem alguns locais “abandonados” ao norte de Alkor. Acredita-se que aqueles locais foram (ou são) localidades aryas.
 Como se pode perceber, pouco se sabe deste povo. Além de serem reservados, não gostam de forasteiros em suas terras. A forma encontrada para manter os numerosos alkorianos fora de suas terras foi pagar generosamente os tributos e nunca questionar o governo alkoriano (pelo menos não abertamente).
Famílas Aryas:
Existem apenas três famílias Aryas. É imperativo que casem entre si, fortalecendo assim seus caracteres genéticos (e até porque os aryas são reclusos e não gostam dos outros seres-suportam apenas seus outros parentes hibóreos) e tradições.
As famílias são:
·         Thorbjorn
·         Grondalen
·         Solbakken

Hibóreos Mjonir 






Os ermitões Mjonir são um povo nômande montanhês que tem pouco contato com "os outros". São chamados de Filhos dos Gigantes devido à sua moradia nas montanhas, sua robustez e sua alta estatura (são o maior povo de toda Maedar), que dão um aspecto de "pequenos gigantes".
Pouco se sabe dos Mjonir e os raros que são vistos fora das montanhas não são de falar muito embora se mostrem valorosos, rudes, bravos e sábios.
Estima-se que um mjonir meça em torno de 1,90m e pese mais de 100 kg. Seus cabelos longos e barba grossa são bem cuidados e sua compleição musculosa faz tremer os adversários mais valorosos.
Os mjolnir não gostam do contato com os outros povos, tolerando parcialmente apenas os hibóreos que venham em paz (embora eles sempre reajam violentamente no primeiro contato). Raramente saem de suas terras e quando o fazem, tentam não se envolver muito com outros humanos. Não se sabe o porquê da intolerância racial deste povo.
Os alkorianos não se atrevem a subir nas montanhas mjolnir e praticamente não há coleta de impostos.
As suas tribos estão espalhadas pelas montanhas e mudam de época em época de localização, ficando muito difícil rastreá-los. Cada tribo tem um chefe (Päalikko), responsável administrativo e juiz da localidade, e um guerreiro mais forte (Vahvin Soturi), que seria o responsável pelas disputas externas, segurança da população e combates. Em alguns casos o Päalikko é o Vahvin Soturi da tribo.
 Tribos Mjolnir:
·         Allum (Päalikko e Vahvin Soturi: Ulla Caolha)
·         Mamelodjnir (Päalikko: Upp e Vahvin Soturi: Krodo de Mamelodjnir)
·         Buraco (Päalikko: Borak e Vahvin Soturi: Ulster, filho de Borak do Buraco)
·         Topo (Päalikko e Vahvin Soturi: Aldo do Topo)
·         Baixio (Päalikko: Vergerum e Vahvin Soturi: Aegir do Baixio)
  
Florestas e montanhas hiborianas
A região hiboriana é repleta de florestas e algumas montanhas.
As montanhas hiborianas faziam parte da antiga gigantesca cadeia montanhosa anã chamada Bjerg Dvelum. Atualmente ainda existe esta cadeia montanhosa, entretanto bem menor do que a atual (e as montanhas mais ao norte – as hibóreas – não fazem mais parte do domínio anão).
Nas perigosas florestas hiborianas contam com alcatéias de lobos e lobos atrozes e muitos ursos, sem contar com os pântanos gelados e as muitas lendas sobre este lugar, que a noite se torna um pesadelo para os mais experientes rangers e exploradores.

Maatter

A maior floresta, que cobre 60% da região norte hiboriana, é chamada de Maatter, ou a Mãe, e muitas vilas e aldeias de Nibelung estão em clareiras dentro dela. É uma floresta sombria onde toda a vegetação tem folha azul escuro... dizem que algo na terra dá essa coloração peculiar à mata.
A vegetação, além da coloração diferente, apresenta algumas outras características diferentes do mesmo tipo de vegetação em outro canto de Maedar: são plantas maiores, com odor, com tronco mais forte, alguns espinhos, seiva venenosa e propriedades da planta em si mais potentes (a coceira de qualquer urtiga em Maedar não irrita tanto quanto a urtiga de Maatter, por exemplo).
Alguns pesquisadores constataram depois de estudar plantas vindas de Maatter: o solo da floresta é especial, pois uma planta coletada deste solo, ao se reproduzir em outro solo, vai perdendo gradativamente suas propriedades até se tornar uma planta normal.
Lendas e boatos:
·         Dizem que uma antiga deusa morta teve seu corpo sepultado onde hoje é a floresta Maatter.
·         Nestas florestas, principalmente nas áreas próximas a montanhas, existem uma raça de elfos peculiar, elfos de cabelos brancos e pele escura. Essas áreas são muito perigosas e nem mesmo os próprios hibóreos se aproximam muito dela.
·         Dizem que os Mjonir são realmente filhos de gigantes e que suas montanhas são divididas com gigantes REAIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário